META

7.08.2010

Desafio Zen

Bom, como manda o desafio, aqui fica. Este foi o ultimo livro que li (completo):

1984,
retrata o cotidiano de um regime político totalitario e repressivo desse mesmo ano. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligarquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. A história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema, o que o leva a ser preso e torturado.
O romance se tornou famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como "Big Brother"
, "duplipensar e "Novilingua" entraram no vernaculo popular. O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro. O romance é geralmente considerado como a magnum opus de Orwell.
Desde ai tenho lido, sim, mas ainda nao terminei nenhum dos livros que tenho neste momento na cabeceira.
1. OS SONHOS DE EINSTEIN, o livro consiste em trinta pequenos esquetes datados, que descrevem a vivência do tempo, cada um dos quais um sonho fictício do jovem Albert Einstein. Pelos trinta sonhos e três interlúdios encontram-se comentários sobre o conceito de tempo absoluto de Sir Isaac Newton, a teoria especial da relatividade, a segunda lei da termodinâmica e o conceito de eternidade cristão.
O livro de Alan Lighttman, demonstra um enorme interesse sobra o tempo e a sua existência.
2. SABER VER A ARQUITECTURA, é um livro de teoria da arquitetura escrito por Bruno Zevi. Os seus textos são uma crítica à interpretação incorrecta que muitas vezes se faz da arquitectura mas também uma proposta para a avaliar segundo critérios que devem ser próprios da arquitectura, vários pontos de vista que nos permitam interpreta-la segundo as variadas actividades humanas e a mudança no tratamento do espaço que a arquitectura faz ao longo da história.
Tenho uma pilha de livros na minha estante para comecar a devorar assim que entrar de ferias. Eu admito, sou viciada na leitura. E compro os livros mesmo que nao tenho tempo no momento, depois deixo acumular. Nao consigo passar sem ler, nem pensar que nao tenho nada para ler, mesmo que nao tenho tempo para o fazer.

2 comentários:

  1. Oi amiga!
    Ler é muito bom né!
    Eu não compro livros...as vezes retiro algum na biblioteca....mas aí não sossego até terminar de ler...Vc aprende muito...cada livro é uma viagem...mas tenho medo de viajar demais e perder a oportunidade de viver o aqui e agora.
    Se cuida linda!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Quando lemos nos distraímos e mudamos o foco. Leia sempre.

    Espero sua visita no meu blog.

    bjsbjs

    ResponderEliminar